Feng Shui: O que é, Origem, Princípios, Benefícios e Objetivos

Feng Shui é um estudo milenar muito forte na ciência e na cultura oriental que estuda os efeitos da energia do ambiente na vida dos indivíduos.

Diante disso, os efeitos podem ser acrescidos através de objetos, cores e podem interagir com as pessoas, saúde e vida profissional, por exemplo.

O Feng Shui ressalta a necessidade de criar um ambiente que esteja harmônico com o Universo, visto que isso pode acarretar realizações e uma melhor qualidade de vida em todas as áreas.

Benefícios do Feng Shui

Faz-se importante mencionar que o Feng Shui tem como objetivo equilibrar todas as áreas da vida de um indivíduo e/ou uma família com base em mudanças de comportamento, uso de objetos, decoração, entre outros.

Cabe destacar que não há em nenhum lugar na China, tampouco nos países orientais de que o Feng Shui fundamenta-se em utilizar de cristais e filtro dos sonhos, por exemplo. O Feng Shui é baseado em equilibrar um ambiente como um todo. Ele tem a ver com as cores de um ambiente, a disposição dos objetos, cômodos bem decorados e nada além de determinados tipos de objetos.

De acordo com a teoria, essa mistura harmônica podem mudar a vida de um indivíduo para melhor.

Os efeitos do equilíbrio podem ser observados em diversos sentidos, bem como:

– Harmonizar os relacionamentos;

– Recuperar e estabilizar a saúde física;

– Prevenir de brigas e/ou discussões;

– Propiciar o surgimento de novas oportunidades;

– Aumentar os ganhos financeiros.

Uma vez que as recomendações sugeridas são colocadas em prática, os efeitos podem ser notados rapidamente.

Origem do Feng Shui

O termo “Feng Shui” pode ser traduzido como “vento e água” e originou-se na China. Entretanto, seus ensinamentos são utilizados em outros países orientais como o Japão, Coreia do Sul, Norte e Vietnã.

Vale destacar que o Feng Shui relaciona-se com o ‘yin yang’, a imagem que simboliza o equilíbrio entre as forças positivas e negativas.

Sabe-se que, embora a criação do Feng Shui exista no mundo oriental há mais de quatro mil anos, o termo foi escrito pela primeira vez pelo estudioso Meste Guo Pu nos anos 300 d.C. Além disso, há relação com a medicina alternativa chinesa, como o Tai Chi Chuan e a acupuntura, por exemplo.

Princípios do Feng Shui

O Feng Shui almeja o equilíbrio de todas as esferas de uma vida de um indivíduo ou de uma família, que se dá por meio de mudanças que possibilitam uma vida mais tranquila e equilibrada.

Seja para transformar o ambiente em que você vive em um lugar de cura ou mais acolhedor, o Feng Shui contempla uma série de princípios que podem auxiliá-lo nessa perspectiva.

Observe a seguir:

1. Não coloque espelhos de frente para a porta de entrada

Isso se dá porque, uma vez que a energia entra em sua casa, ela rebate no espelho e sai.

2. Não construa quartos acima da garagem

Ao fazer o projeto de sua casa, evite o máximo que puder colocar quartos em cima da garagem. Sabe-se que esses ambientes emanam energias duvidosas, logo, não é bom repousar em um local assim.

3. Limpe o fogão cuidadosamente

O fogão é símbolo de abundância e dinheiro no Feng Shui. Sendo assim, esforce-se para mantê-lo sempre limpo, arrumado e, feito isso, feche a tampa.

4. Evite a presença de eletrônicos no quarto

Aparelhos eletrônicos tendem a deixar a mente confusa e agitada. Diante disso, sugere-se que sejam deixados a alguns metros de distância do seu local de repouso.

5. Limpe a bagunça na entrada de casa

É sabido que bagunças, bem como entulhos, geram energias negativas para uma residência e seus moradores, sobretudo se estiverem acumuladas na porta de entrada. Para casos em que a casa é pequena, uma opção é adquirir um baú, por exemplo. Além de deixar a região mais limpa, o caminho fica mais amplo.

6. Jogue fora itens quebrados

Na cultura chinesa, objetos quebrados simbolizam a escassez e o sofrimento. Logo, algo em sua vida está quebrado ou pode quebrar.

7. Mantenha a cozinha limpa

Na cultura chinesa, a cozinha representa a família e o amor. É nesse ambiente que queremos que as pessoas fiquem reunidas e sintam-se acolhidas. Portanto, dê o primeiro passo para manter a cozinha impecável.

8. Ocupe espaços vazios com plantas

Caso haja um espaço sem móveis na sua casa, coloque um pouco de vida com vasos de plantas.

9. Arrume torneiras que estão pingando

De acordo com o Feng Shui, toda a abundância e felicidade está se esvaindo junto com a água. Nesse sentido, não postergue esse tipo de conserto, pois é um sinal de má sorte.

10. Pinte paredes com frequência

Paredes sujas e/ou descascando devem ser pintadas frequentemente. Lembre-se de colocar como prioridade a renovação do seu espaço, bem como a pintura das paredes que te rodeiam.

Objetivos do Feng Shui

O Feng Shui pode explicar muitas questões, como:

a) Por que alguns de nossos amigos estão sempre doentes?

b) Por que algumas áreas de uma cidade são intensamente ocupadas ao passo que outras são evitadas por grande parte da população?

c) Por que nos sentimos confortáveis em determinados ambientes?

O primeiro objetivo do Feng Shui é armazenar e preservar as energias positivas no ambiente em que se encontra.

O segundo objetivo consiste em dirimir os efeitos negativos de diversas influências, que podem estar presentes em seu entorno.

O terceiro objetivo é ajustar as energias por meio de alterações de forma, cor e do posicionamento de objetos presentes no local.

Feng Shui no Brasil

Em 1996, foi fundado o Instituto Brasileiro de Feng Shui, que consiste em difundir a técnica milenar visando a identificação das bases dos estudos antigos e desenvolvimento contemporâneo.

Para compreender a sua aplicação na prática, cursos, seminários e palestras deverão ser ministrados.

Sabe-se que a aplicação do Feng Shui tem relação com o lugar que ocupamos na Terra, que inclui a geografia. Quando estamos perto de um rio, por exemplo, entende-se que a energia “flui”, está em curso. Quando estamos perto de uma montanha, a energia se acumula.

Em termos geográficos, o Brasil ocupa 93% do Hemisfério Sul da Terra. Ainda nessa perspectiva, a Linha do Equador funciona como um espelho, que divide a Terra em dois hemisférios, sejam eles: norte e sul.

O I Ching menciona que, ao meditarmos, devemos voltar para o lado Sul no hemisfério Norte. Cabe mencionar que a posição do Sol é essencial, visto que no hemisfério Sul nasce no leste e se põe no oeste.

Além disso, na tradução do I Ching para o português, as estações do ano devem ser observadas com cautela.

Escolas tradicionais de Feng Shui

O Feng Shui conta com algumas abordagens que ensinam os preceitos de como harmonizar um ambiente visando o favorecimento da circulação de energia.

Observe a seguir algumas escolas e as abordagens utilizadas:

A. Escola da Bússola

Essa escola, além de milenar, é a mais popular no Oriente. A Escola da Bússola seleciona condições através de cálculos utilizando a bússola Lou Pan. Essa bússola conta com uma agulha imantada no eixo norte/sul, além de anéis que contém informações sobre os animais, signos, planetas, oito direções e outros conhecimentos importantes.

Nessa escola, a interpretação dos resultados é bem complexa e leva em consideração o ambiente, o indivíduo, o elemento regente, o número pessoal e os ciclos na astrologia chinesa.

B. Escola das formas

O foco dessa escola consiste em equilibrar as energias do ambiente com a observação de cores, formas, texturas e simbologias. Uma vez que seja aplicada, serão levados em consideração o terreno do ambiente, a planta da casa, objetos contidos, pontos cardeais, entre outros.

Pode-se dizer que essa é a escola mais tradicional do Feng Shui.

C. Escola do Budismo Tântrico

Essa escola foi fundada pelo mestre chinês Lin Yun na década de 1970 e é a mais utilizada no Ocidente. Ela, que também é conhecida como Escola do Chapéu Preto, utiliza princípios da Escola das Formas concomitantemente com os de caráter metafísico.

D. Escola da Pirâmide

É uma versão ocidental do Feng Shui. Como essa escola foi fundada por Nancilee Wydra, uma consultora americana, ela aproximou a técnica para um ponto de vista contemporâneo e ocidental. Sendo assim, há uma relação entre os conhecimentos da ciência moderna e o Feng Shui. Além disso, está sob fortes influências da psicologia e condições climáticas e culturais do mundo ocidental.

E. Escola Xuan Kong Fei Xing

Essa escola é considerada a mais rebuscada existente, além de ser dominante na Ásia. Essa técnica consiste em utilizar o raciocínio lógico e fórmulas matemáticas para averiguar o tempo, as pessoas e o entorno. Além disso, avalia as vibrações no ambiente produzidas pelos indivíduos e os impactos na saúde ao longo do tempo.

Segundo os preceitos dessa escola, a qualidade da vibração emitida tem o poder de mudar o local se não for renovada.

Como usar o Feng Shui na decoração

Há diversas formas de usar o Feng Shui na decoração. Sendo assim, é interessante ter um conhecimento prévio acerca dos objetos que interferem na energia dos ambientes, seja de forma positiva ou não.

O Feng Shui destaca que excessos não são bem-vindos, haja vista que o acúmulo de objetos retém energia, o que faz com que o fluxo fique bloqueado e a vida também.

  • Feng Shui no quarto

O primeiro passo é ter uma cabeceira sólida. Ela pode ser feita em madeira ou estofada, contanto que apresente uma ótima combinação do sólido, ainda que macia. Isso se dá porque, enquanto o indivíduo está sendo encaminhado para o mundo dos sonhos, o corpo passa por um caminho de reparo energético em diversos níveis. Portanto, a cabeça, bem como as costas, precisa de apoio, proteção e suporte confortáveis

Feito isso, obtenha um colchão de boa qualidade. É fundamental escolher com sabedoria e investir no que promoverá um bom sono e relaxamento profundo. Sabe-se que, quanto melhor a qualidade do sono, melhor será o seu nível de produtividade ao longo do dia. O Feng Shui sugere que colchões usados não sejam adquiridos, visto que não sabemos que tipo de energia foi repousada e/ou acumulada.

A cama deverá ser posicionada o mais longe possível da porta. A porta poderá ser visualizada da cama, mas não deverá ser alinhada com ela, independentemente de ser do cômodo ou closet.

Com base no Feng Shui, a cama muito próxima a porta pode trazer sustos com as surpresas que virão pelo caminho. Contudo, a porta deve estar no seu campo de visão ao acordar, de forma que assim você consiga ter controle sob a vida.

Evite colocar a sua cama abaixo de abajures e luminárias. Além de ser incômodo, fontes luminosas podem acarretar sentimentos que perturbam o sono. Caso não haja outra alternativa, cubra a fonte com algum pano ou pendure duas flautas de bambu votadas para baixo. Essa técnica ajuda a bloquear a energia indesejada que vem de cima da cama. Veja aqui mais sobre Feng Shui no Quarto.

  • Feng Shui ambientes

É inegável que após um dia de trabalho buscamos refúgio no quarto, um ambiente acolhedor. No entanto, com o passar do tempo, podemos nos refugiar em outros ambientes da casa, que também devem conter objetos que nos fazem bem. Aproveite para incluir alguns hábitos aconselhados pelo Feng Shui:

1. Mantenha o ambiente limpo

A limpeza facilita a renovação de energia. Portanto, tire o pó dos móveis, limpe os armários, lave a cozinha e desfaça de tudo que não usa mais. Todos esses objetos podem estar roubando energia.

2. Arquive o passado

Guardar objetos de antepassados como recordação é uma prática comum. Mas será que eles não estão drenando a energia do ambiente? Algumas lembranças podem nos magoar e retardar o processo de cicatrização. Repense se não é o momento de se desfazer deles.

3. Controle o uso de espelhos

A decoração de um ambiente tem impacto direto nas pessoas que lá habitam. Sabe-se que os espelhos refletem luz e energia. Sendo assim, evite posicioná-los em frente a cama e/ou janela. Além de poder perturbar o sono, pode lançar fora boas energias.

4. Priorize o bem-estar

Tudo o que buscamos em uma casa é a sensação de bem-estar e conforto. Observe cada detalhe ao seu redor. Se há algo que prejudica os seus momentos nesse ambiente, avalie fazer um investimento. Lembre-se que quanto maior a sensação de prazer em um lugar, maior a sensação de relaxamento.

5. Cuide do espaço ao redor

Observe com atenção o que está no entorno. Confira se os objetos estão em seu devido lugar e se há necessidade de todos eles. Uma casa bem estruturada deverá contar com móveis dispostos harmoniosamente, de maneira que não precise dar voltas para sair de um cômodo.

Feng Shui dicas

1. Use incenso;

2. Deixe o ar livre para circular;

3. Desfaça-se de objetos quebrados;

4. Use aromatizantes de laranja;

5. Evite o acúmulo de objetos; e

6. Pinte uma parede de amarelo.

Feng Shui Baguá

O Baguá funciona como uma bússola que torna possível o mapeamento dos ambientes da casa. Possui forma octogonal para indicar oito cômodos ou áreas que emitem energia do local. Cada lado da figura chama-se guá e cada um dos oito lados do baguá, somado ao centro, simbolizam uma energia ou área da vida.

Cada área do baguá simboliza uma fonte energética que irradia um fluxo para todas os indivíduos que moram em um mesmo lar. Logo, ajuda exponencialmente a atingir os objetivos ou transformar as energias. Veja aqui um pouco mais sobre Feng Shui Baguá.

Os guás consistem em:

– Saúde (o centro do baguá);

– Amor;

– Amigos;

– Fama e sucesso;

– Família;

– Filhos e sonhos;

– Prosperidade e riqueza;

– Sabedoria e religião;

– Trabalho e negócios

Uma vez que o baguá tenha sido analisado e tenha detectado setores e áreas não construídas, é possível ativar com cores e imagens apropriadas.