Feng Shui no Trabalho: Veja como aplicá-lo para melhorar sua produtividade

Ainda que nosso cotidiano seja repleto de tarefas, é válido parar alguns minutos para organizar a mesa de trabalho e renovar a energia cuidando do espaço em que as pessoas passam maior parte do tempo.

Importância do Feng Shui no trabalho

Observe a seguir alguns pontos de suma importância quanto à aplicação de Feng Shui no trabalho:

1. Aumentar a produtividade da equipe;

2. Melhorar o relacionamento com os clientes;

3. Ampliar o relacionamento interpessoal;

4. Proporcionar satisfação da equipe com o ambiente de trabalho; e

5. Prevenir problemas de saúde.

Diante das considerações acima, a organização do ambiente é um dos fatores essenciais para que as energias se mantenham equilibradas. Quando estamos inseridos em um ambiente bagunçado, desorganizado e sujo, nosso espírito tende a ficar na mesma situação. Sendo assim, está na hora de energizar e renovar. Veja mais sobre a Origem, Princípios, Benefícios e Objetivos do Feng Shui.

Feng Shui no trabalho prosperidade

Além do Feng Shui fazer você se sentir bem, ele atrai prosperidade.

Observe a seguir alguns pontos indispensáveis para começar a se beneficiar do Feng Shui no campo profissional.

1. Mantenha o ambiente organizado

A falta de organização gera mal-estar em quem entra e em quem permanece nele. Papeis espalhados, materiais em locais inapropriados e copos descartáveis atrapalham o fluxo de energia e afetam negativamente tanto as pessoas quando o ambiente. Nesse sentido, procure organizar o ambiente e, caso não consiga fazer isso, contrate alguém para auxiliá-lo. 

2. Faça uma limpeza profunda

Sabe-se que a sujeira é uma energia negativa e estagnada. Para tanto, faça uma faxina na mesa e nos armários. Limpe os livros e organize conforme as suas necessidades. Lembre-se de que a limpeza deve ser feita de dentro para fora para que a negatividade não permaneça no ambiente.

3. Decore o ambiente com plantas

As plantas trazer o elemento Terra para o ambiente que, por sua vez, traz harmonia. Ademais, as plantas aumentam a umidade do ar e desencadeiam a sensação de bem-estar. Aconselha-se que, para ambientes de trabalho, sejam colocadas orquídeas, begônias e violetas. Cactos e bromélias devem ser evitados, pois os espinhos podem trazer conflito para o ambiente.

4. Coloque objetos no lado correto

De acordo com os preceitos do Feng Shui, a posição em que os objetos estão dispostos é fundamental para trazer boas vibrações. O lado direito, por exemplo, sugere-se que o telefone seja colocado. Assim, é possível atrair mais clientes. O lado esquerdo representa prosperidade. Portanto, deixe projetos que estejam em andamento.

Erros do Feng Shui no trabalho

– Manter objetos cortantes sobre a mesa;

– Guardar materiais antigos;

– Guardar objetos que não têm mais utilidade;

– Deixar a fiação à mostra; e

– Deixar gavetas e armários desorganizados.

Elementos e cores do Feng Shui no trabalho

No que versa sobre o trabalho, o elemento correspondente é a água. Embora o metal favoreça o ambiente profissional, a água simboliza a renovação do ciclo.

Usualmente, as cores mais apropriadas para o ambiente de trabalho são o branco, o preto, o verde e o azul. No entanto, a escolha da cor dependerá do ambiente, visto que é preciso combiná-las com o os objetos dispostos e os móveis.

Todas as cores podem favorecer o ambiente de trabalho conforme a necessidade. Acompanhe a seguir:

1. Vermelho, amarelo e turquesa: estimulam a energia;

2. Tons terrosos: deixam a energia mais branda;

3. Rosa e tons pasteis: acalmas as energias;

4. Violeta e dourado: estimulam a energia;

5. Branco e bege: neutralizam a energia; e

6. Roxo e lilás: ampliam a espiritualidade.

Feng Shui home office

Observa-se que, nos últimos anos, muitos profissionais trocaram as empresas pela comodidade do lar. Trabalhar em casa, para muitos, é um privilégio, visto que alguns sentem-se mais produtivos uma vez que não estão sob o olhar inquisitivo do chefe.

Diante do exposto acima, a fim de estimular a concentração, a disposição e clareza mental, é possível aplicar as técnicas do Feng Shui.

A mesa deve ser posicionada próxima a porta, mas não sentar-se de costas para ela. Isso se dá porque, uma vez que a pessoa fique na posição de vulnerabilidade, fatos podem acontecer sem que o indivíduo tome conhecimento. Sendo assim, a posição em que a mesa se encontra é uma medida impactante.

Não é à toa que gestores e chefes de empresas sentam-se na parte mais distante da entrada da empresa. Essa é uma posição privilegiada, visto que o “Chi”, energia que circula livremente pelo ambiente, chega mais acentuada.

Considerando que os metais atraem a estabilidade financeira, aconselha-se que móveis desse material sejam adquiridos. Lembre-se que exageros podem acarretar desequilíbrios de energia e impactar o trabalho.

No que tange à decoração, tons como o vermelho, amarelo e laranja, por exemplo, podem auxiliar na concentração e aumentar a sensação de empenho durante o trabalho.

A água deve ser representada através de objetos de vidro, espelhos e aquários, por exemplo. Esse elemento é importante para manter uma boa comunicação, seja para com a equipe e/ou clientes.

Faz-se importante destacar que mesas e cadeiras devem ser arredondadas, visto que esse formato auxilia na circulação de energia.

Baguá mesa trabalho

Visando harmonizar a mesa de trabalho, recomenda-se que seja aplicado o “Baguá” sobre a mesma.

Inicialmente, limpe fisicamente a mesa. Retire papeis e objetos que não são muito usados. Lembre-se que, quanto mais minimalista for, mais espaço haverá para a energia circular. Uma mesa desorganizada e objetos fora do lugar podem se indícios de uma mente com ideias confusas.  

Nessa perspectiva, deve-se localizar cada um dos setores e posicionar o que mais tem relação com aquela parte da mesa. Cabe mencionar que a cores no quadrado deverão corresponder a cada uma das áreas.

Feito isso, faça a divisão representativa das nove áreas do Baguá sobre a mesa. Eleja os objetos e distribua conforme cada área da sua vida. Caso você queira atrair mais clientes, por exemplo, coloque o telefone na área dos amigos da sua mesa de trabalho. 

Vale ressaltar que, de acordo com os preceitos do Feng Shui, o ambiente deve ser muito bem iluminado e, preferencialmente, ter luz natural. Saiba aqui mais sobre Feng Shui Baguá.

Feng Shui canto do trabalho

A cada semana, recicle ou mande para a reciclagem os papeis que estão em desuso, como anotações, projetos antigos, jornais velhos e revistas desatualizadas. É possível, também, criar filtros para evitar o excesso de e-mails e bloquear spams. Coloque os documentos em pastas, seja por ordem de importância ou alfabética. Ainda nessa perspectiva, exclua os rascunhos e limpe os arquivos que não possuem mais utilidade.

Reserve um tempo para organizar os documentos físicos, livros e documentos. Limpe a gaveta e organize a lista de clientes. Verifique a agenda e liste as tarefas finalizadas.As flores são um ótimo recurso para aplicar o Feng Shui no home office. Flores de cores brancas ou vermelhas podem ser colocadas em cima da mesa de trabalho, visto que elas puxam para si a possível energia negativa daqueles que entram em contato. Paralelo a isso, é comprovado cientificamente que as plantas melhoram o ar do ambiente, visto que promovem a sensação de bem-estar e bom humor. Entretanto, é fundamental atentar-se aos cuidados que plantas exigem.