Feng Shui em casa: Confira algumas dicas para afastar as más energias

O Feng Shui pode ser aplicado em casas, apartamentos, sobrados, escritórios e empresas. Sendo assim, a primeira atitude a ser tomada é se livrar de objetos inúteis que apenas ocupam espaço. Esses objetos, caso estejam em bom estado, podem ser doados ou jogados no lixo.

Vale ressaltar que objetos, roupas e brinquedos danificados devem ser dispensados para que não roubem a energia das pessoas que irão adquiri-los.

O que é Feng Shui

O Feng Shui é uma arte milenar que existe há mais de quatro mil anos, preservada por antigos mestres chineses que, por sua vez, observavam os efeitos positivos e negativos da natureza ao selecionarem o local para fazer morada e/ou plantações.

O Feng Shui tem como princípio diferentes filosofias, bem como o I Ching e o Taoísmo, por exemplo. Essa técnica acredita que cada ambiente apresenta uma energia específica, conhecida como “Chi”.

Sabe-se que esse conhecimento foi disseminado ao longo dos anos e praticado nas mais remotas regiões da China. Cabe destacar que cada uma delas interpreta a arte do Feng Shui conforme a cultura da região, como a Escola da Forma e a Escola da Bússola, por exemplo. Confira aqui mais sobre os Benefícios e Objetivos do Feng Shui.

Como aplicar Feng Shui em casa

Primeiramente, a casa deve estar limpa, pintada, livre de goteiras e lâmpadas queimadas. Além disso, as janelas deverão ser limpas e os vidros devem estar em bom estado de conservação. Ademais, em casa, deve haver a representação de cada um dos cinco elementos usados no Feng Shui, sejam eles: Terra, Fogo, Água, Metal e Madeira.

Dicas de Feng Shui para sua casa

Observe a seguir as dicas de Feng Shui que podem ser aplicadas na entrada da sua casa:

1ª: Cuide do jardim e/ou plantações que estejam na frente da sua casa, visto que por essa vista teremos a primeira impressão da residência.

2ª: Tendo em vista que a porta da casa pode ser tida como a divisória entre o mundo interno e externo, ela deverá abrir totalmente. Sendo assim, não deixe nada atrás para impedir a sua abertura por completo. Além disso, não permita que emperre, tampouco com a fechadura quebrada. Ou sejam nada que impeça o trânsito de energia positiva.

3ª: A numeração da sua casa deve estar bem visível. Além dessa prática facilitar a visualização de entregadores, as oportunidades encontrarão o caminho da sua casa mais facilmente.

4ª: Retire tudo que impeça a visão da entrada da sua casa. Sabe-se que isso pode ser um pouco difícil, visto que estamos adaptados a paisagem. Diante disso, sugerimos que sejam analisadas a pintura da casa, iluminação e os galhos das árvores, por exemplo.

Feng Shui na sala de estar

É fundamental deixar espaço para que haja movimento de ir e vir na sala de estar ou para quem está sentado. Sendo assim, tente retirar os móveis que quase não são utilizados ou que bloqueiam a passagem.

A sala de estar deve ser um lugar agradável, apto a proporcionar momentos de relaxamento, reflexão e também para receber pessoas queridas. Diante disso, sugere-se que esse cômodo disponha de assentos confortáveis, como cadeiras acolchoadas e sofás, por exemplo. Além disso, o ideal em uma sala de estar é que as pessoas possam se olhar e interagir entre si. Caso queira compor a decoração, pode-se adquirir abajures, luminárias e quadros.

As mesas que mais atraem energia positiva são as arredondadas, ovais ou octogonais. Lembre-se de manter a disposição em harmonia.

Feng Shui quarto

Os preceitos do Feng Shui sugerem que eletrodomésticos como televisão e computador sejam evitados no quarto. Além desses aparelhos dificultarem o trânsito de energia, eles emitem ondas eletromagnéticas que interferem negativamente na qualidade do sono.

Evite a todo custo ter uma lixeira dentro do quarto. Caso não haja outra alternativa, tampe-a e elimine o conteúdo com frequência. Lembre-se que lixos dentro de casa atraem energia negativa. Veja aqui tudo sobre Feng Shui no Quarto.

Feng Shui na cozinha

A cozinha é vista como um local de prosperidade, visto que é o local onde guardamos mantimentos e preparamos as refeições diárias. O que compramos e/ou comemos faz muita diferença no que tange ao perfeito equilíbrio.

Considerando que o fogão representa o elemento Fogo, ele deverá estar sempre limpo, assim como todas as bocas devem estar funcionando perfeitamente.

Vazamentos devem ser evitados. Além da consciência ambiental, a água é um elemento que representa prosperidade. Portanto, faça manutenção frequentemente e evite vazamentos.

Feng Shui no banheiro

Banheiros não possuem uma boa reputação no Feng Shui, visto que esse cômodo pode drenar energias.

Diante disso, observe a seguir algumas dicas da arte milenar chinesa:

1. Mantenha a porta do banheiro fechada e a tampa do vaso sempre abaixada.

2. Não espere para trocar cortinas do box rasgadas ou azulejos quebrados. Preste atenção a vazamentos ou torneiras. Lembre-se que quando a água escoa descontroladamente, as boas energias vão junto.

3. Não deixe o banheiro ser invadido por objetos em excesso, como vários shampoos, condicionadores e sabonetes. Opte por comprar produtos de higiene quando os que estão em uso estiverem no fim. O objetivo é manter o ambiente fresco e arejado para a energia circular livremente.

4. Evite construir o banheiro no centro da casa. Caso seja construído no andar de cima, é essencial voltar a atenção em relação à cozinha e entrada, visto que o banheiro não pode ficar em cima de nenhum desses dois cômodos.

5. Espelhos na porta do banheiro ajudam a refletir as energias boas que, por sua vez, retornam para a casa.

6. Caso seu banheiro esteja no nordeste ou sudoeste da casa, recomenda-se que os tons metálicos e amadeirados sejam empregados. Essas tonalidades anulam as energias negativas concentradas no elemento da Terra sem afetar as positivas.

7. Para banheiros localizados no norte da casa, o azul e o preto devem ser utilizados, pois essas cores consolidam os laços entre o espaço e elemento que o representa. Confira aqui mais sobre Feng Shui no banheiro.

Feng Shui cores para a casa

Branco

Essa cor pode ser usada em qualquer ambiente, no entanto, sugere-se que essa cor seja quebrada com outros tons. Isso se dá porque o branco em excesso pode trazer a sensação de infinito e solidão.

Amarelo

O amarelo é muito estimulante. Além de auxiliar na leitura, comunicação e atividades em geral, essa cor pode abrir o apetite. Nesse sentido, o amarelo pode trazer mais iluminação para ambientes escuros.

Vermelho

Esse tom, que está ligado ao elemento fogo, além de fortemente na área de relacionamentos, provoca explosões de humor e comunicação.

Verde

Representa o elemento madeira e pode ser uma ótima alternativa para pessoas agitadas. O verde simboliza a esperança, ajuda a aumentar a energia e proporciona saúde e cura ao local.

Rosa ou lilás

Uma característica marcante dessas cores é que são capazes de trazer tranquilidade e calma ao ambiente. Como tem um efeito purificador, ela pode ser a mais apropriada para a porta de entrada. Ademais, a cor rosa ou lilás transforma as energias negativas em positivas e estimula o lado espiritual.

Preto

Embora esteja ligado à água, o preto pode trazer sentimentos angustiantes para pessoas que observam o ambiente. Portanto, essa cor pode ser utilizada em pequenos detalhes na casa e entrada.

Azul

Essa cor, além de ter um efeito calmante, está associada ao elemento água. Logo, é indicada para pessoas agitadas, visto que o azul possui o poder de fazer indivíduos se desconectarem do trabalho.