Feng Shui no Quarto: Veja alguns passos para atrair boas energias

O Feng Shui consiste em uma técnica milenar chinesa que visa o equilíbrio entre os ambientes e melhoria de aspectos essenciais da vida.

A arte chinesa observa como a disposição de um ambiente pode afetar o fluxo energético das pessoas que lá estão.

Praticar o Feng Shui no quarto pode ser a solução para noites com pesadelos, ansiedade e nervosismo que não encontramos explicação. Saiba tudo sobre Feng Shui e seus Benefícios.

Como aplicar Feng Shui no quarto

Como a base do Feng Shui consiste na relação estabelecida entre o ser humano e o meio ambiente, é fundamental que equilibremos o mundo natural e o artificial.

Para aplicar o Feng Shui em seu quarto, algumas medidas deverão ser tomadas, bem como:

1. Posição da cama: ela não deverá ser posicionada na mesma direção da porta.

2. Plantas: um único vaso basta para trazer boas vibrações. Evite plantas com espinhos e folhas retas.

3. Armário: um armário pesado pode bloquear as energias. Opte por armários planejados ou que não sejam pesados. Em seu interior, a bagunça é terminantemente proibida.

4. Cores: A harmonia entre elas, bem como os outros cômodos da casa, é fundamental. Sabe-se que os elementos considerados pelo Feng Shui são madeira, fogo, metal e água. Sendo assim, é possível aproveitar a propriedade de cada elemento e aplicá-la em seu ambiente.

5. Espelhos: No que se refere a nível energético, esse objeto possui um grande peso e pode trazer muita harmonia para o seu quarto. Lembre-se que jamais deve ser posicionado de frente para a cama. Isso se dá porque o espelho altera o equilíbrio energético do ambiente e pode prejudicar o sono do indivíduo.

Feng Shui quarto espelho

De acordo com a técnica de harmonização de ambientes, o espelho é essencial no equilíbrio de energias do ambiente, visto que pode solucionar problemas e também causá-los.

Veja a seguir as vantagens de ter um espelho em seu quarto:

1. Aumentar espaços pequenos;

2. Iluminar espaços escuros;

3. Afastar más energias; e

4. Aumentar a prosperidade.

Para tanto, é necessário ter alguns cuidados necessários, sejam eles:

– Não deixar na porta de entrada;

– Não colocá-lo em frente a uma janela que tenha vista negativa; e

– Adquira espelhos de boa qualidade para que não distorçam a imagem.

Feng Shui quarto cores

Para que o quarto seja mais acolhedor, com base no Feng Shui, é necessário utilizar as cores certas.

Azul

A cor azul transmite paz e tranquilidade. O azul-escuro simboliza o fundo do mar, a sabedoria e o poder do subconsciente. No Feng Shui, os tons mais escuros de azul podem ser usados para assegurar a prosperidade e o trabalho. Sendo assim, essa é a cor apropriada para quartos de casal, de criança, bibliotecas, sala de estudo e espaço para meditação.

Amarelo

Como essa cor nos remete ao ouro, ela representa poder e riqueza. Além disso, é tida como cor da concentração e da comunicação. Considerando que o amarelo acelera a energia, ela se torna uma ótima opção para estimular a alegria e espontaneidade. Essa cor é indicada para escritórios e/ou sala de estudos, visto que ajuda na concentração, como provas e solução de problemas.

Branco

É a cor que antecede a divisão dos raios de luz coloridos. No que tange à decoração, sugere-se que sejam evitadas paredes totalmente brancas, pois isso pode sugerir ausência de sentimentos.

Paredes brancas podem dificultar a concentração e até causar irritação. Enquanto no Ocidente essa cor é tida como sinal de pureza, na China associa-se ao frio e morte.

Essa cor deverá ser combinada com outras cores ou usada como realce.

Vermelho

Essa cor representa a felicidade, calor, força e fama. O vermelho, além de ser visto como um potente estimulante, é a cor das pessoas gentis e comunicativas.

Faz-se válido mencionar que essa cor deve ser usada com cautela, dado que, em excesso, pode acarretar uma alteração comportamental.

O vermelho, para criar uma harmonia, deve ser combinado com cores suaves.

Verde

O verde representa a família e o elemento madeira e suas ramificações, como sementes de frutos e flores. Simbolicamente falando, o verde floresce projetos, realiza sonhos e impulsiona a luta para conquistar objetivos.

Os tons mais claros devem ser usados preferencialmente em quartos, sobretudo infantis. Ademais, é uma ótima cor para marcar que um novo ciclo se inicia.

Feng shui – quarto de solteiro

O quarto de solteiro possui algumas especificidades no que tange à harmonização com o Feng Shui. Observe a seguir:

1. Iluminação apropriada

A iluminação de um quarto de solteiro deverá ser proporcional à energia de uma pessoa que vive naquele ambiente sozinho. É sabido que uma janela ampla e uma luz no centro do ambiente favorecem qualquer tipo de quarto. Contudo, o diferencial nesses casos é a luz de cabeceira. O ideal é que se tenha uma luz centralizada sobre a cabeceira da cama, preferencialmente na posição horizontal e que cubra toda a cabeceira.

2. Cuide da desordem

Quartos bagunçados propiciam a harmonização da energia do ambiente. O Feng Shui estabelece que a bagunça quebra a circulação de energia e ocasiona a desordem mental. O objetivo não é bagunçar e arrumar e sim evitá-la a todo custo.

3. Atente-se a fotografias

Considerando que o seu lugar de repouso deverá refletir a personalidade de um indivíduo, sugere-se que os itens de decoração sejam escolhidos pela própria pessoa. Tenha cuidado com o egocentrismo, especialmente em relação às fotografias. Embora seja válido ter fotos de viagens, cuidado com pôsteres gigantescos, haja vista que esse tipo de atitude favorece o egoísmo.

4. Mantenha a porta fechada

Observa-se que receber amigos ou outras pessoas no quarto para trocar confidências pode tornar o encontro descontraído, entretanto, lembre-se que cada pessoa carrega dentro de si energias que desconhecemos, e isso pode ficar acumulado. Esse ambiente é íntimo e, se alguém entrar lá e transferir algum sentimento ruim, essa energia irá dormir e acordar no seu quarto. Diante disso, sempre que puder, feche a porta do seu quarto para evitar o movimento intenso de pessoas e deixe a janela aberta.

5. Cuidado com objetos pontiagudos

Objetos de decoração com pontas podem favorecer o surgimento de conflitos no ambiente e, quando você está só em seu quarto de solteiro, eles podem acarretar conflitos internos.

6. Troque os travesseiros regularmente

Use roupas de algodão e perfume o quarto, pois isso ajuda a tranquilizar a mente. Evite livros ao lado da cama e retire do quarto quadros e/ou objetos de ação que tenham cores vibrantes.

Feng Shui quarto – posição dos moveis

Em um quarto, a cama deverá ficar posicionada o mais longe possível da porta. Essa atitude protegerá o indivíduo e possíveis barulhos e correntes de ar, por exemplo. O ideal é que a porta não saia do seu campo de visão. Além disso, se possível, não compre uma cama que deixe seus pés terminarem de frente para a porta, visto que essa posição o deixará vulnerável.

Indica-se, também, que a cabeceira encoste em uma parede sem janelas e, de preferência, que não entre em contato com a parede do banheiro. Isso se dá por diversos motivos. Em primeiro lugar, há uma possibilidade, ainda que remota, de expor o sono a barulhos do encanamento. Em segundo lugar, a rede de esgoto possui energias negativas.

Evite materiais de estudo, trabalho, revistas e jornais perto da cabeceira. Dependendo do gênero do livro, não é aconselhável mantê-lo perto da cama antes de dormir. Limite-se a deixar o criado-mudo livre, pois a energia que emana deles pode ser intensa e impactar o sono.

Guarda-roupas não devem ser grandes, tampouco pesados. Caso seja possível, opte por armários feitos sob medida, assim você pode equilibrar tanto a energia que circula no ambiente quanto o peso de móveis em seu quarto.

Feng Shui – quarto infantil

Sabemos que nem sempre dispomos de um local apropriado para montar um quarto para o bebê, mas algumas orientações são essenciais, bem como:

  1. Os lugares mais apropriados para montar quartos de criança são os que recebem luz solar direta. Cabe ressaltar que quartos frios e com umidade podem desencadear alergias.
  • Arrume um espaço para que seja o canto do brinquedo, preferencialmente perto de uma janela ou local arejado, sem incidência de ventos.
  • Não permita lixeiras dentro do quarto de uma criança. Lembre-se que, além do cheiro incomodar o bebê, a energia pode prejudicar o desenvolvimento.
  • A cama deve possui cabeceira, se for de madeira, melhor.
  • Quadros, se houver, devem ter motivações alegres. Evitem a todo custo obras que remetam solidão, mesmo que seja um presente.
  • Cuide da manutenção do quarto de uma criança. Não deixe maçanetas descascadas ou soltas, portas fazendo barulho, umidade, brinquedos quebrados, entre outros.

Para estimular os sentidos desde o nascimento, escolha com calma as cores das paredes e dos móveis. Nunca deixe o quarto da criança monocromático, visto que uma cor única não estimula a curiosidade da criança, tampouco aguça outros sentidos. 

Vale ressaltar que prateleiras não devem ser colocadas sobre berços ou camas e, se houver mesa de estudo no quarto da criança, que ela fique o mais longe possível da cama.