Os ladrões de energia no Feng Shui

Feng Shui consiste em um estudo milenar que é muito forte na ciência e na cultura oriental que, por sua vez, estuda os efeitos da energia do ambiente na vida dos indivíduos.

Diante disso, os efeitos podem ser acrescidos através de objetos, cores e podem interagir com as pessoas, saúde e vida profissional, por exemplo.

O Feng Shui ressalta a necessidade de criar um ambiente que esteja em harmonia com o Universo, haja vista que isso pode acarretar realizações e uma melhor qualidade em todas as áreas da vida.

Os principais ladrões de energia do Feng Shui

Quando as pessoas chegam em casa exaustas da rotina diária, entende-se que é hora de recarregar as energias, descansar e desfrutar do ambiente e da família. Nessa perspectiva, entende-se que é essencial prestar atenção nos ladrões de energia do Feng Shui. Eles podem atrapalhar o descanso, bem como drenar toda a energia existente no ambiente.

Observe a seguir os principais ladrões de energia do Feng Shui:

1. Lareira

É sabido que a lareira é comum em regiões frias, visto que ela é utilizada para aquecer o ambiente em que os indivíduos estão inseridos durante o inverno. Uma vez que ela esteja sendo usada, a energia do fogo traz aconchego para o lar. A questão é que, quando a lareira não está sendo utilizada, ela drena as energias.

Para tanto, procure tampar a lareira nos períodos de calor. Coloque uma tampa metálica ou crie uma barreira em frente a ela.

2. Espelho no quarto de dormir

É comum termos espelhos no quarto, visto que é o cômodo que costumamos nos vestir. No entanto, aconselha-se que não seja posicionado em frente a cama.

O espelho multiplica a energia incessantemente e pode trazer ao ambiente uma vibração excessiva que perturba o sono. Visando dirimir essa questão, cubra o espelho com um tecido na hora de dormir.

Veja aqui mais sobre o Feng Shui para atrair boas energias no seu quarto.

3. Teto baixo

Ambientes que possuem teto baixo e/ou rebaixado possuem uma energia de baixa circulação. O teto causa uma pressão energética ao ambiente e isso perturba a harmonia das pessoas, que pode culminar em ansiedade, estresse e um súbito mal-estar.

Devido a essas questões, quartos situados em sótãos ou muito rebaixados não são recomendados pelo Feng Shui.

4. Portas de frente para janelas

Caso a porta principal da sua casa esteja posicionada de frente para uma janela, saiba que isso pode estar gerando um escape de energia. Isso acontece, também, quando a porta da frente da casa segue para a porta dos fundos. A energia não fica na casa e toda a energia que entra, seja ela positiva ou negativa, se esvai e deixa o ambiente desequilibrado.

Há quem diga que a sorte escapa junto com as oportunidades, além da vida ficar sem agitação. Sendo assim, sugere-se que a porta dos fundos ou a janela que dá para a porta seja mantida fechada.

5. Espelho em frente à porta de entrada

O espelho pode ser aliado, bem como um grande inimigo na vida das pessoas. Isso se dá porque, se ele estiver na porta de entrada da casa, pode afastar tanto as energias negativas quanto as positivas.

Considerando que toda energia que bate no espelho vai embora, aconselha-se que sejam utilizados elementos de proteção e atração de boas energias na entrada da moradia.

6. Cama posicionada de frente para a porta do quarto

Embora o Feng Shui determine diversas maneiras de posicionar a cama no quarto, sabe-se que nem sempre é possível adaptar todas no ambiente em que estamos inseridos.

Entretanto, uma delas deve ser levada em consideração com seriedade: não colocar os pés da cama diretamente virados para a porta de entrada. Essa atitude faz com que toda a energia da pessoa vá embora enquanto ela está adormecida. Portanto, ao invés de ela acordar descansada, ela está sem energia para realizar as tarefas diárias.

Outro problema que pode acontecer é que, quando a casa está agitada, seja por receber visitas ou por alguma desavença, toda a energia entra para o leito e deixa a pessoa tão agitada quanto. Nessa perspectiva, se a sua cama fica diretamente virada para a porta, mude a posição dos móveis do quarto.

Veja aqui mais dicas de Feng Shui para afastar as más energias da sua casa.

Boas energias

A primeira sugestão é manter apenas o que for essencial em casa e de forma organizada. Para tanto, objetos não devem ficar entulhados, sejam eles novos ou não. É importante destacar que, uma vez que espaços vazios são liberados, respiramos melhor e permitimos que mudanças aconteçam.

Vale mencionar que a entrada da casa é o cartão de visitas, logo, é a primeira impressão. Sendo assim, aconselha-se que uma mesa de madeira com vasos de plantas, que atuam como guardiãs, e fotos de família. É fundamental que a porta ofereça segurança e a fechadura deve funcionar com perfeição.

Uma moradia que tenha luz natural é incrível. Além da economia da energia elétrica, ela simboliza sabedoria e autoconhecimento. O contato com a luz natural é de extrema importância para evitar possíveis doenças, por exemplo.

Os espelhos ampliam os ambientes, refletem a claridade e atraem a prosperidade, contudo, precisam ser colocados em lugares adequados. Se eles forem colocados na porta do guarda-roupa e refletindo a cama, podem alterar a qualidade do sono. Além disso, se os espelhos estiverem em frente à porta, pode fazer com que a energia bata e retorne para fora.

Com base nos preceitos do Feng Shui, a água é um dos elementos fundamentais da energia e da vida. Diante disso, caso haja possibilidades, ter uma fonte com água corrente auxilia na purificação do ambiente e proporciona relaxamento.

A manutenção também deve estar em dia. Caso haja entupimentos, pode ser um indício de que as emoções estão bloqueadas. Caso haja vazamento, o dinheiro pode estar sendo desperdiçado em atividades desnecessárias e as emoções podem estar fora de controle.

Energia vital

O banheiro é um cômodo da casa capaz de drenar as energias do ambiente. Para tanto, mantenha tanto a tampa do vaso sanitário quanto a porta do banheiro sempre fechadas. Isso se dá porque o banheiro pode ser o responsável por drenar a energia vital da casa.

No que tange às cores, pesquisas comprovam que elas são capazes de desencadear diferentes sensações nos indivíduos. Considerando os ensinamentos do Feng Shui, o vermelho domina todas as coisas, além de estimular a felicidade, o calor do fogo e a força. No entanto, deve ser usado com moderação e combinado com tons mais suaves.

O Feng Shui costuma ir pelo caminho dos tons mais claros e neutros para conquistar a calma, contudo, cores mais quentes em locais estratégicos são sempre bem-vindas.

Veja aqui tudo sobre Feng Shui para harmonizar e elevar as energias no seu banheiro.

Energia Chi

O Chi representa a força da vida. Para ativá-lo em sua casa e afastar a energia negativa, basta harmonizar o ambiente e utilizar elementos que ajudam a atrair a positividade.

Para atrair a energia Chi para casa com o Feng Shui, basta seguir os passos a seguir:

– Objetos luminosos

É importante lembrar que objetos luminosos e espelhados precisam estar sempre em perfeito estado de limpeza para atrair as energias positivas do Feng Shui.

Aposte em bandejas de prata, cristais variados e prismas que reflitam os raios de sol.

– Objetos com a energia do movimento

Objetos como sino dos ventos, cata-ventos flautas de bambu e filtro dos sonhos são elementos que se movimentam com a energia do vento e/ou da eletricidade. Logo, eles ajudam a atrair a energia Chi para o ambiente.

– Plantas

Opte por plantas com folhas arredondadas, sobretudo em ambientes familiares. As que apresentam folhas pontiagudas são voltadas para o ambiente profissional, onde há concorrência.

– Animais

Os animais apreciam a presença humana e são capazes de transformar as energias negativas em positivas.