Símbolo de elefante no Feng Shui para a decoração

Feng Shui é um estudo fortíssimo que atravessa os milênios na ciência e na cultura oriental cujo foco são os efeitos da energia do ambiente na vida das pessoas. Nessa perspectiva, os efeitos podem ser acrescidos através de objetos, cores e podem interagir com as pessoas, saúde e vida profissional, por exemplo.

O Feng Shui reforça a necessidade de criar um ambiente que esteja harmônico com o Universo, visto que isso pode acarretar realizações e uma melhor qualidade de vida em todas as áreas.

Com uma grande presença na tradição religiosa e cultural, o elefante é um animal onipresente na Índia. Sendo assim, as autoridades responsáveis aumentaram os esforções para manter a conservação, bem como diminuir os conflitos com humanos.

O elefante é visto como símbolo de força da mente para os budistas. No que tange ao hinduísmo, Ganesh, um deus com cabeça de elefante, representa sabedoria, boa sorte e prosperidade.

Um dos fatos mais fascinantes sobre os elefantes talvez seja os rituais de morte. Os elefantes enterram os seus mortos com galhos e sujeira. Quando chegam acima dos restos do esqueleto de um, passam os ossos ao redor de boca a boca. Em seguida, devolvem da mesma maneira que encontraram. Reza a lenda que os elefantes levam os espíritos dos mortos para o submundo.

O elefante no Feng Shui

Faz-se importante mencionar que o Feng Shui tem como objetivo equilibrar todas as áreas da vida de um indivíduo e/ou uma família com base em mudanças de comportamento, uso de objetos, decoração, entre outros. Nesse sentido, o Feng Shui é baseado em equilibrar um ambiente como um todo. Ele tem a ver com as cores de um ambiente, a disposição dos objetos, cômodos bem decorados e nada além de determinados tipos de objetos.

De acordo com o Feng Shui, o elefante é um símbolo harmonioso. Embora eles sejam os maiores animais terrestres, contam com uma infinita sabedoria, além de serem majestosos e tranquilos.

No Feng Shui, a figura sete possui um significado especial: a conclusão do ciclo lunar. Diante disso, uma vez que a figura de sete elefantes seja utilizada, o sucesso financeiro será constante.

Ainda nessa perspectiva, os antigos tinham o elefante como um animal majestoso e sábio. Além de ele simbolizar a harmonia, a maneira lenta que ele anda simboliza a confiança no progresso da vida. De acordo com os preceitos do Feng Shui, a estatueta é capaz de afugentar desavenças e conflitos diários, bem como atrair prosperidade.

Cabe acrescentar que não há problemas em adquirir uma figura de elefante pessoas que querem constituir e/ou fortalecer uma família.

Significado de ter um símbolo de elefante na decoração

O elefante é um símbolo antiquíssimo que representa a fertilidade. Ele pode ser usado em residências de pessoas que desejam ter filhos ou que planejam vencer algum problema ligado à fertilidade.

Para tanto, sugere-se que o elefante esteja com a tromba para baixo. Uma vez que o elefante esteja nessa posição, ele é capaz de armazenar energia, que é fundamental para a concepção. Cabe mencionar que, quando o elefante está enfrentando obstáculos, a tromba também fica prostrada.

O elefante também simboliza a estabilidade e a proteção. Este significado se dá em razão da força e do poder físico.

Vale mencionar que, em prédios asiáticos, é normal encontrar dois elefantes localizados na entrada, haja vista que eles protegem o local e impõem respeito e humildade ao ambiente e àqueles que lá estão. Para usufruir da proteção do elefante, sugere-se que seja colocado um par de elefante no hall de entrada da casa.

Caso haja crianças na casa, indica-se que seja colocado um elemento de decoração com a simbologia do elefante no quarto.

Os símbolos do elefante são conhecidos por atrair boa sorte. Essa simbologia é oriunda da religião e mitologia indiana, haja vista que esse animal é tido como sagrado. O Feng Shui recomenda que esse símbolo seja colocado em casa e com a tromba para cima. Dessa forma, ele dispersa a energia da boa sorte da fortuna por todo o ambiente quando colocado no centro da casa.

Os elefantes são animais capazes uma quantidade gigantesca de informação e, devido a isso, há o ditado “memória de elefante”. Eles são conhecidos por percorrem longos caminhos, logo, precisam se lembrar com exatidão onde encontrar água e comida.

Tendo em vista a grande sabedoria que possuem, eles conhecem as melhores localizações para encontrar alimentos em todas as estações do ano. Além disso, eles sabem quando uma árvore dará frutos, quando estarão maduros e onde encontrar abrigo para a chuva. Tudo isso se dá devido à memória e capacidade de reter conhecimento. 

Tromba do elefante

Grande parte dos especialistas em Feng Shui dizem que os elefantes devem ter a tromba levantada. Essa prática representa prosperidade, sorte e sucesso.

Veja a seguir as representações da tromba:

1. Fertilidade

O elefante é um símbolo milenar de fertilidade. Aconselha-se que ele esteja presente em lares de pessoas que desejam ter filhos e/ou que querem superar alguma diversidade relacionada ao problema de infertilidade. Diante disso, o Feng Shui sugere que o elefante esteja com a tromba para baixo, visto que, nessa posição, a tromba armazena energia, que é fundamental para a concepção.

2. Proteção

O elefante também é símbolo de proteção e estabilidade. Ele possui esse significado devido à força e o poder físico.

3. Sorte

Os símbolos do elefante são conhecidos por atraírem boa sorte. Vale mencionar que essa simbologia vem do hinduísmo, religião em que esse animal é sagrado. Nessa perspectiva, o Feng Shui orienta que esse símbolo seja colocado no centro da casa com a tromba para cima. Dessa forma, ele dissipa a energia da boa sorte da fortuna por todo o ambiente.

4. Amor

Os elefantes significam também a energia do amor, da fidelidade, do afeto e da amizade. Nesse sentido, colocar elefantes em pares posicionados em diferentes pontos da casa pode ajudar a atrair essas energias, sobretudo se estiverem com as trombas entrelaçadas.

Como usar o símbolo de elefante

É do conhecimento de todos que representações de animais fazem parte de tradições milenares. Além disso, algumas pessoas acreditam que peças decorativas emitem boas vibrações e proteção.

Considerando o charme que essas peças exalam, elas atraem a atenção de todos que entram na moradia.

Há uma tradição indiana que diz o seguinte: para proteger a casa, a si mesmo e as pessoas queridas das energias negativas, basta colocar um elefante virado de costas para a porta. Essa prática, além de atrair sorte e evitar falta de dinheiro, representa a paciência, sabedoria, longevidade e benevolência.

Faz-se importante destacar que ele pode ser usado de diversas maneiras, bem como em diferentes lugares. Pode ser encontrado, também, em forma de bijuterias, chaveiros ou mesmo pendurado em bolsas.

Vida longa também é um dos atributos desse amuleto. Ademais, com base em tradições, presentear uma pessoa com esse tipo de elefante significa que ela é muito apreciada.

Ainda com base em tradições, acariciar a tromba do elefante antes de sair de casa faz com que o dia seja mais produtivo, além de trazer saúde e felicidade. Algumas pessoas colocam em locais de trabalho, visto que o elefante atrai prosperidade. Quando colocados em escritórios, devem ser posicionados em cima da mesa e virado de costas para a porta de entrada. Acredita-se que, além de trazer prosperidade, evita más vibrações, como a perda de dinheiro, por exemplo.

Vale acrescentar que algumas pessoas afirmam que a cor vermelha agrega ao elefante a aproximação da inveja.

Simbolismo do elefante

O elefante tem como símbolo a proteção, sorte, sabedoria e fertilidade. Sendo assim, ele pode ser colocado em qualquer espaço físico, seja em casa ou no escritório.

O tronco do elefante tem uma linguagem própria e esse é o detalhe que faz a diferença.

O baú de um elefante, embora seja muito sensível, é forte e usado para uma larga variedade de propósitos, como cumprimentar ou afastar amigos, por exemplo. Em grande parte das aplicações do Feng Shui, os elefantes geralmente são representados com o tronco para cima, que simboliza o banho de boa sorte. Caso queira usar o elefante como símbolo de amizade e amor, procure os elefantes que tenham troncos entrelaçados.

Há diversos motivos de usar os elefantes na decoração da casa. Inicialmente, podem ser encontrados como estátuas de cerâmica, brinquedos, bordados coloridos e fotos impressionantes em estado selvagem. Todas essas representações podem ser utilizadas para atrair a energia do Feng Shui.

No que tange aos princípios do Feng Shui, o símbolo do elefante traz energias de beleza, bondade e majestade. Embora os elefantes sejam os maiores animais terrestres que vivem atualmente, a energia é invariavelmente gentil e sábia. O símbolo do elefante, além de ser muito fácil de usar, pode oferecer benefícios distintos para toda a casa ou escritório.

Assim como acontece com o uso de qualquer símbolo do Feng Shui, é fundamental que a intuição do indivíduo guie os gostos e desgostos. Com isso, vale destacar que não há regras para o uso do Feng Shui no que tange à decoração da casa. O mais importante é que haja simpatia pelos símbolos, bem como o uso adequado.