Feng Shui Baguá: Descubra os guás e aprenda a aplicá-los em sua casa

O Baguá pode ser considerado um mapa com formato octogonal que visa averiguar a planta baixa de uma casa. Uma vez que isso seja feito, será possível identificar o que precisa ser modificado nos ambientes para que tenham harmonia.

Quais são os guás

Cada um dos cantos do Baguá é conhecido como “guá” e simboliza cada área da vida de um indivíduo, sejam elas:

1. Carreira;

2. Amigos;

3. Criatividade;

4. Relacionamentos;

5. Sucesso;

6. Prosperidade;

7. Família/Saúde; e

8. Sabedoria/Espiritualidade.

Cada guá possui um significado, cor, elemento e forma. Entretanto, considerando que cada imóvel possui formato e energia diferente, é fundamental fazer uma consultoria de Feng Shui para uma análise precisa e sugestão de curas.

Bagua Feng Shui Hemisfério Sul

Quando queremos ir a um lugar que não conhecemos, usamos um mapa. O Feng Shui faz uso do sol e das Estrelas-guia como referência, logo, é fundamental que o mapa da harmonia do Feng Shui seja utilizado e o Baguá adapatado para o Hemisfério Sul.

Cada direção exerce uma influência distinta sobre a energia da sua casa e de todos que nela residem. Além disso, o hemisfério sul difere-se do norte em muitos aspectos, logo, o emprego do Feng Shui deve ser modificado quando praticado no hemisfério sul.

No entanto, há uma discordância entre certas escolas de Feng Shui no que tange a importância ou não de adaptar as teorias chinesas quando utilizado no hemisfério sul. Embora as diferenças entre os dois hemisférios sejam notáveis, sua influência sobre o Feng Shui não é unânime entre os praticantes dessa técnica milenar.

Feng Shui Baguá espiritualidade

Com base nos preceitos do Feng Shui, o guá da espiritualidade também pode ser chamado de guá da sabedoria ou do conhecimento.

É notório que a espiritualidade é fundamental para o ser humano, que pode ser manifestada por meio de oração, meditação, trabalho voluntário, doações, expressão artística, entre outros. A sabedoria é atingida a partir do momento que buscamos por conhecimento e, concomitantemente, por respostas.

Diante disso, esse guá possui um forte significado, visto que o autoconhecimento e o desenvolvimento da espiritualidade ensinam ao indivíduo como lidar com ele mesmo e com as pessoas que o rodeiam.

Com toda a tranquilidade e segurança, a Terra é o elemento que rege o guá da espiritualidade. Sendo assim, visando atrair energia para o seu lar, acompanhe as sugestões a seguir:

1. Use cores como o azul, roxo e lilás, pois essas são relacionadas à espiritualidade;

2. Monte a sua casa com um altar que tenha espaço para colocar livros, velas e flores perfumadas;

3. Para ativar o elemento Terra, use plantas em vaso com terra ou flores amarelas;

4. Adquira uma estante e coloque nela objetos que remetam à sabedoria, que podem ser livros ou CDs. O objetivo é ter um lugar para meditar.

5. Coloque uma imagem de mandala ou Baguá do lado externo da casa. Pode-se fazer o uso, também, de uma escultura de deuses perto da porta de entrada, cujo objetivo consiste em proteger o lar.

Baguá Feng Shui espelho

O Baguá é usado como um filtro de energias, que bloqueia a entrada de negativas. Nessa perspectiva, coloca-se o Baguá no centro da porta, bem acima do batente. Caso haja duas na casa, deverá haver um Baguá para cada uma com um espelho no centro.

O Baguá convexo deve refletir a energia que desejamos impedir que entre em nossa casa. O espelho convexo repele as energias, logo, deve ser usado sempre com compaixão. Tendo em vista que sua forma é como um punho fechado, ele rejeitará toda a energia refletida.

É fundamental destacar que Baguás com espelho não deverão ficar dentro de casa, a menos que ele seja colocado de frente para a porta de entrada por falta de espaço externo.

O Baguá com espelho plano tende a ser mais usado para representar a vontade que os moradores têm em relação a harmonizar-se com a natureza e os ciclos. Além disso, age como um filtro de energias, que atrai as positivas e repele as negativas.

O Banguá côncavo raramente é usado. É representado como uma mão em concha, que significa a aproximação de energia positiva.

Tipos de Baguá

Há dois tipos de Baguá:

Baguá da sequência do céu anterior: é usado do lado externo da porta de entrada para rebater as energias negativas e atrair as positivas; e

Baguá da sequência do céu posterior: além de ser usado como referência para aplicação do Feng Shui, é usado como tanto pela Escola do Chapéu Negro quanto pela Escola da Bússola.

O nome “Baguá da sequência do céu anterior” versa sobre a ordem das trigramas, que é um conjunto de três linhas partidas ou inteiras, e estão dispostas no octógono. Sabe-se que cada trigrama está ligada a uma força ou a algum elemento da natureza, que por sua vez, formam um potente círculo energético. Posto isso, antes de comprá-lo, é necessário verificar se a sequência interna está correta para funcionar efetivamente.

Ainda nessa perspectiva, a sequência é chamada de “céu anterior” devido à representação do momento único e perfeito anterior à criação do universo, momento em que o céu e a terra estão alinhados, não há contagem de tempo e o ciclo das estações está estático.

Os chineses têm um respeito significativo por esse talismã, visto que, quando ele quebra, como sinal de gratidão pela proteção, ele é enrolado cuidadosamente com um papel e amarrado com um cordão vermelho para ser deixado em um templo ou jardim.

Embora os chineses optem por usar as cores vermelho, verde e dourado, há em diversos outros tons e também fazem efeito.

Como resolver área faltante do baguá

O Feng Shui prevê que a simetria ou o equilíbrio deve ser “instituído” ou “criado” em situações que não foi projetado pelo arquiteto ou engenheiro. Sendo assim, os ajustes deverão detectar os lados da casa que precisam de cuidados.

Quando o terreno começa largo e afunila nos fundos, sugere-se que sejam colocados alguns mosaicos ou cerâmicas como enfeite para proporcionar movimento e/ou seja criado um jardim vertical. Esses elementos, além de nos remeterem à ideia de amplitude, eliminam a falta dos Guás da relação e da criatividade e acrescentam vitalidade ao local.

Para pessoas que possuem a casa colada em outra, o tratamento pode ser realizar algum grafite naquela parede ou pendurar imagens que reproduzam jardins ou horizontes.

No que se refere a paredes irregulares, o uso de espelhos é o mais indicado para esse tipo de tratamento. Sendo assim, o formato, quadrado ou retangular poderá ser corrigido e ampliará o espaço e a iluminação, além de neutralizar as energias negativas.

Aplicar feng shui no apartamento

Há muitas variáveis quanto à aplicação do Feng Shui no apartamento. Isso se dá porque, quando surgiu essa técnica, não havia edifícios. Sendo assim, as casas são mais fáceis porque podemos utilizar as áreas externas, bem como modificar a estrutura para harmonizar o ambiente.

Ao iniciar o estudo do Feng Shui de apartamentos, o ideal seria iniciar pela área externa. Isso é, analisar o terreno, a construção da piscina, churrasqueira, piscina e a vizinhança. Embora essa averiguação seja importante, é fundamental ter cautela, visto que é preciso uma autorização para estudar as áreas externas.

Em apartamentos, geralmente abrimos a porta para uma área fechada e sem luz natural. Portanto, não temos energia Yang. Isso pode ser resolvido se colocarmos luz artificial e espelhos para dar amplitude e cores quentes ou claras.

É sabido que, em uma casa, a energia Yang adentra pelas janelas e varandas através da claridade e circulação do ar. Para apartamentos é a mesma coisa e ainda acrescentamos os possíveis terraços que, quando há, pode-se colocar muitas plantas e flores, como um jardim suspenso, por exemplo. Caso seja um terraço gourmet, ainda pode ser desfrutado com a família e amigos.

Observa-se que, devido a inúmeros fatores, os imóveis atuais estão cada vez mais diminuindo de tamanho. Nesse sentido, é fundamental ter atenção no momento de decorar e inserir móveis nos ambientes, visto que é essencial não sufocar a energia do ambiente.

A escolha das cores da tinta ou papel de parede são muito importantes. Deve-se ter cuidado para não matar a energia e diminuir a sensação de amplitude, sobretudo se for para o quarto. Nessa perspectiva, o estilo dos móveis e da decoração também requer cuidado. No quarto, podemos ser mais soltos e livres no ato da escolha. Sem mencionar que os objetos devem ser de acordo com a personalidade do indivíduo.

A análise do apartamento pelo Feng Shui se dá na circulação de energia, logo, distribuição dos móveis nos cômodos de uma maneira harmônica.Uma vez que todas essas medidas sejam tomadas, tanto o quarto quanto o apartamento contarão com boas energias para seus moradores.