Dicas de Feng Shui para trazer saúde para a sua casa

Feng Shui é um termo cuja tradução é “vento e água” e tem origem na China. Contudo, sua filosofia é utilizada em diversos países orientais como o Japão, Coreia do Sul, Coreia do Norte e Vietnã, por exemplo.

Faz-se importante mencionar que o Feng Shui tem relação com o ‘Yin Yang’, a imagem que simboliza o equilíbrio entre as forças positivas e negativas.

Sabe-se que, embora a criação do Feng Shui exista no mundo oriental há mais de três mil anos, o termo foi escrito primeiramente pelo estudioso Meste Guo Pu em 300 d.C. Adicionalmente, há relação com a medicina alternativa chinesa, como o Tai Chi Chuan e a acupuntura, por exemplo.

Veja aqui tudo sobre O significado e os princípios do Feng Shui.

Feng Shui para trazer saúde para sua casa

É sabido que a saúde é o bem mais valioso que qualquer ser humano pode ter. Diante disso, quando a saúde está desestabilizada, todas as áreas da vida ficam abaladas.

Todos os recursos que podem beneficiar na recuperação da saúde serão sempre bem-vindos.

Com base nos preceitos do Feng Shui, há uma relação entre o lado leste da casa e a saúde. Considerando que é essa área que recebe os primeiros raios solares pela manhã, a energia do sol é essencial para o bem-estar, saúde física, mental e espiritual. Sendo assim, localize a parte leste da casa e aproveite os benefícios.

Energia de cura no Feng Shui

É sabido que, com o Feng Shui, cuidar do espaço onde estamos inseridos significa cuidar do nosso próprio estado físico, mental e emocional. Sendo assim, pode-se entender que saúde e bem-estar estão diretamente ligados a uma mente sadia e um emocional equilibrado.

Para aplicar o Feng Shui na área da saúde, é preciso construir uma base sólida para depois avançar nas técnicas. Nessa perspectiva, há três pontos principais que devem ser os pilares nos ambientes, sejam eles: ar, luz e organização.

Sendo assim, temos:

1. Ar

O ar do ambiente é o fator número 1 do Feng Shui para saúde. Para que a energia flua, o ar precisa ser fresco e de ótima qualidade. Caso o ambiente em que o indivíduo esteja inserido não apresente essas características, use plantas purificadoras de ar e abra as janelas com frequência para arejar o ambiente. É possível, também, usar essências para limpar o ar como purificadores, por exemplo.

Tenha em mente que respirar ar puro é um dos pilares para a saúde e bem-estar.

2. Luz

Busque luz arduamente. Isso inclui uma boa iluminação interna, só apenas a solar que, além de ser incrível, deve ser priorizada.

A partir do momento que houver concentração de luz em ambientes, será possível observar uma notável alteração na saúde e no bem-estar dos indivíduos inseridos nesse ambiente.

É preciso utilizar o máximo a claridade dos ambientes para que eles fiquem mais prazerosos e aconchegantes. Uma vez que essa prática seja adotada, haverá mais energia para seu corpo.

Lembre-se de que o Feng Shui é baseado em equilibrar um ambiente como um todo. Ele tem a ver com as cores de um ambiente, a disposição dos objetos e cômodos bem decorados.

3. Organização

Os espaços precisam estar organizados. Logo, a desorganização e o acúmulo de objetos não devem fazer parte desse ambiente. Um lugar carregado de energias estagnadas prejudica as pessoas que lá estão e acarreta alterações na saúde, por exemplo.

A organização deve ser levada a sério. É possível encontrar diversas maneiras de organizar os pertences e itens essenciais em uma casa sem o acúmulo. Caso a casa não esteja organizada, nem as plantas, tampouco as cores do Feng Shui baixarão a energia negativa daquele ambiente.

Nessa perspectiva, sugere-se que todos os objetos estejam organizados e em melhor estado possível: portas que não fazem barulho, armários organizados, gavetas em bom estado e janelas livres de poeira, por exemplo.

Uma vez que o ar, a luz e a organização estejam sob controle, é possível aplicar as técnicas mais específicas do Feng Shui,

Como atrair a energia de cura do Feng Shui para a saúde

De uma forma ampla, após posicionar o Baguá do lado leste do ambiente, busque exuberantes plantas verdes e fontes de água. O Baguá atua como uma bússola que possibilita o mapeamento das regiões da casa. Dispõe de forma octogonal para apontar oito cômodos que emanam energia do local. Cada lado da figura é chamado de guá e cada um de seus oito lados do Baguá, acrescentado ao centro, representa uma energia ou área da vida.

Cada área do Baguá representa uma fonte energética que emana uma corrente para todos as pessoas que moram em um mesmo lar. Logo, ajuda exponencialmente a atingir os objetivos ou transformar as energias. Uma vez que o Baguá tenha sido averiguado e detectado áreas não desenvolvidas, é possível ativar com cores e imagens apropriadas.

Veja aqui tudo sobre o Feng Shui Baguá e aprenda como aplicá-los em casa.

Caso não tenha a mão esses itens, trabalhe com a energia dos elementos pelas cores.

Observe a seguir outras dicas importantes:

1. Porta de entrada

Mantenha a porta de entrada livre e sem bloqueios. Busque tirar vasos, enfeites e outros objetos. Tenha em mente que nada deve bloquear a entrada do fluxo de energia.

Sendo assim, evite janelas, espelhos e escadas bem em frente à porta de entrada, visto que isso pode dissipar toda a energia que entrou. Na hipótese de o remanejamento ser difícil e/ou impossível, pendure um cristal multifacetado na distância entre a porta e a janela e/ou escada. Uma vez que essa prática ajude a energia a ser melhor distribuída, a saúde estará a salvo.

2. Banheiros e lavabos

Busque manter o vaso sanitário com a tampa fechada e os ralos tapados. Além disso, a porta dos banheiros e dos lavabos também devem ser mantidas fechadas. Essa prática evita que as energias negativas desse ambiente se misturem com as positivas.

Visando estabilizar a energia, deixe um vaso com terra, se possível com uma planta, ou um cristal com uma Flor de Lótus ou Pirâmide de Cristal.

3. Quarto

Busque posicionar a cama de maneira que você receba as energias de frente. Nunca deixe a cama de costas para porta ou para janela.

Ainda nessa perspectiva, busque harmonizar as cores do quarto para que elas transmitam calma e tranquilidade. Essas características ajudam a garantir um sono calmo e tranquilo. Para tanto, abuse das cores azul, violeta, rosa ou verde claro.

Evite o máximo que der usar o quarto para trabalhar. Isso ajudará os indivíduos a se desligarem da rotina e descasar. Essa prática ajuda no equilíbrio do corpo e da mente.

4. Cozinha

Use cores claras na pintura, azulejos e armários. Além disso, busque harmonizar o ambiente com utensílios coloridos para equilibrar.

Lembre-se de manter tudo em funcionamento, sobretudo o fogão, pois é o lugar em que se prepara os alimentos. Como pode perceber, a cozinha é fundamental para a saúde.

5. Salas e ambientes comuns

É possível trazer a energia do Feng Shui para a saúde com o posicionamento de espelhos e cristais nos ambientes. Essa prática ajuda a refletir boas energias e ampliar o espaço. As peças de cristal e objetos brilhantes atraem o Chi e refletem em todas as direções.

Esses elementos atrairão energias para equilibrar a saúde.

Veja também Objetos que atraem prosperidade no Feng Shui.

Como ter um lar saudável

As orientações do Feng Shui buscam harmonizar a energia de uma casa. Observe a seguir como aplicá-las em:

1. Entrada

O hall de entrada precisar estar sempre iluminado e sem entulhos. Plantas são imprescindíveis para decoração da casa e espelhos chamam a energia positiva para adentrar no lar.

2. Corredor

Pessoas que são amantes de fotos e quadros nas paredes, o lugar mais apropriado é no corredor. Cores claras são as mais indicadas e os tapetes são muito indicados. Eles ajudam a energia a circular pela casa como um todo.

3. Cama

Aconselha-se que a cabeceira da cama fique encostada na parede. Entretanto, ela não deverá ter janela, tampouco dividir a parede com o banheiro.

4. Quarto

Esse é um dos ambientes que requer atenção, pois é um dos lugares mais frequentados da casa. Sendo assim, utilize ao máximo almofadas, roupas de cama, quadros e cortinas na decoração. Visando garantir conforto e bem-estar, procure não levar trabalho e/ou material de estudo para esse ambiente o máximo possível.

5. Fogão

Esse é o objeto que representa prosperidade na casa. Nesse sentido, ele deverá estar sempre em bom estado, limpo e em perfeito funcionamento.

Caso ele fique ao lado da pia devido ao espaço, posicione um sino de vento ou um cristal entre eles. Essa atitude evitará que os elementos “água” e “fogo” entrem em conflito.

6. Banheiro

Esse cômodo é visto como um vilão energético da casa. Sendo assim, é necessário que a tampa do vaso esteja sempre abaixada e os ralos sempre tampados. Além disso, busque manter a porta sempre fechada para impedir que a energia se esvaia e se espalhe pelo lar.

Os móveis, sobretudo camas, sofás e mesas de escritório, devem ser posicionados em frente a porta principal e devem estar encostados em paredes sem janelas.

Confira também os Ladrões de energia no Feng Shui.