Dicas de iluminação no Feng Shui

Ainda que nosso dia a dia seja repleto de tarefas, é importante parar alguns minutos para organizar a iluminação da mesa de trabalho e renovar a energia cuidando do espaço em que as pessoas passam maior parte do tempo.

Observe a seguir algumas questões relacionadas à aplicação de uma boa iluminação seguindo os preceitos do Feng Shui:

1. Ampliar a produtividade do grupo;

2. Aperfeiçoar o relacionamento com os consumidores;

3. Aumentar o relacionamento interpessoal;

4. Proporcionar satisfação da equipe com o ambiente de trabalho;

5. Prevenir problemas de saúde.

Diante das considerações acima, a organização do ambiente é uma das questões mais importantes para que as energias continuem equilibradas. No momento em que estamos em um ambiente bagunçado e sujo, nosso espírito tende se sentir na mesma situação. Dessa forma, é fundamental energizar e renovar.

Origem do Feng Shui

Feng Shui é um termo cujo significado é “vento e água” e cuja origem se deu na China. No entanto, seus princípios são usufruídos em outros países do Oriente, como o Japão, Coreia do Sul, Coreia do Norte e Vietnã.

Vale destacar que o Feng Shui se relaciona com o ‘yin yang’, a imagem que simboliza o equilíbrio entre as forças positivas e negativas.

É sabido que, sua criação tenha se dado há mais de quatro mil anos, o termo foi cunhado pela primeira vez pelo Meste Guo Pu, nos anos 300 d.C. Adicionalmente, há relação com a medicina alternativa chinesa, como o Tai Chi Chuan e a acupuntura, por exemplo.

Como iluminar sua casa com Feng Shui

A luz, seja ela natural ou artificial, é fundamental para harmonizar a decoração de qualquer ambiente. Para tanto, deverão ser levadas em consideração as cores, formas e funções. Essa técnica pode ser aplicada em diversos campos, no entanto, a sua principal atuação é mais ativa nos espaços em que estamos inseridos diariamente.

A iluminação é um dos conceitos essenciais do Feng Shui, que significa a ativação da energia vital, o Chi. Desse modo, lugares que tenham uma boa iluminação Feng Shui bem distribuída potencializam sentimentos motivadores e renovam o ânimo no ambiente em que as pessoas estão inseridas.

É sabido que a luz natural funciona como um elemento de cura, uma espécie de representação mais forte e sólida da energia vital. Além disso, é a mais favorável para deixar permear por vários ambientes de uma casa.

Faz-se importante destacar que, em lugares onde a luz é rara, as lâmpadas devem clarear o suficiente para cumprir essa função, sobretudo em lugares com presença de plantas. Nesse sentido, a iluminação apropriada tem função determinante para o Feng Shui, haja vista que é uma técnica que acrescenta energia a um ambiente.

Como fazer uma iluminação Feng Shui

Aplicar a iluminação Feng Shui pode ser simples, pois algumas técnicas já surtem efeitos notáveis na energia presente em casa ou trabalho.

1. Deixe a luz natural entrar

A luz solar, sobretudo matinal, atrai paz e tranquilidade. Além disso, revigora as energias dos ambientes. Sendo assim, desobstrua as janelas, opte por comprar cortinas que possam ser abertas por completo e esforce-se para abri-las diariamente.

Ainda nessa perspectiva, na hipótese de os ambientes não terem movimentação, procure abri-los ao menos uma vez ao dia. Se as portas e janelas tiverem proteções, deixe-as, ao menos, parcialmente abertas.

2. Evite cantos escuros

Coloque luminárias de chão ou abajures em pontos estratégicos para evitar os pontos escuros, visto que eles acumulam energias negativas. O brilho deve ser voltado para cima, haja vista que essa prática, além de ajudar a elevar as energias vitais, contribui com a sensação de amplitude.

3. Troque as lâmpadas queimadas

Evite deixar as lâmpadas queimadas por um longo período. Tenha em mente que a escuridão, ainda que parcial, desencadeia sentimentos negativos. Eles podem prejudicar a harmonia e o entusiasmo da casa e/ou do escritório.

4. Use as temperaturas de cor da luz

Opte por iluminação indireta, sobretudo em tons brancos quentes para ambientes de relaxamento, como quartos, por exemplo. Essa opção influencia diretamente a qualidade do sono e na saúde física dos indivíduos.

No que se refere a ambientes como cozinha, por exemplo, a luz branca mais forte é a mais indicada. Esse tipo, que pode conter luminárias com fechamento translúcido evita o ofuscamento da visão. O ideal para banheiros é uma iluminação neutra e uniforme.

5. Opte por lâmpadas econômicas

É do conhecimento de todos que as lâmpadas de LED são mais eficazes no que tange à eficiência luminosa. Embora investir nessa tecnologia signifique fazer um investimento elevado, a longo prazo, poderá gerar uma grande economia.

Feng Shui em diferentes ambientes da casa

Observe a seguir como a iluminação pode afetar os mais diferentes cômodos de uma casa.

1. Hall de entrada

O hall de entrada é o primeiro espaço que os indivíduos e/ou visitas têm acesso ao entrar em uma casa. Nessa perspectiva, ele precisa estar bem iluminado, visando a tração de energias positivas. Além disso, as cores deverão estar em perfeita harmonia.

O ideal é que as lâmpadas, bem como luminárias, sejam de cor clara e forte. Recomenda-se, também, o uso de espelhos, visto que eles potencializam a luminosidade.

2. Quarto

O quarto deve receber incidência de luz natural durante o dia, pois ela renova o ambiente. Ao anoitecer, a iluminação deverá ser em tons quentes e mais fracos. Esse tipo de claridade ajudará a promover o descanso. Opte por luzes que possam ser posicionadas nos cantos do cômodo.

3. Local de trabalho

Como dito acima, a luz ideal para o ambiente de trabalho deve ser branca e forte. Aconselha-se que esse ambiente receba uma iluminação direta. Isso significa que ela deverá ser voltada para a mesa, computador ou livros.

Caso o objetivo seja aumentar a criatividade e inspiração, busque introduzir lâmpadas amarelas. A combinação entre ambas, além de dar um toque especial, potencializará as técnicas do Feng Shui.

4. Cozinha

Considerando que a cozinha é o local de preparo de refeições e reunião familiar, é necessário fortalecer as energias que versam acerca do Feng Shui. Nesse sentido, para integrar todos os indivíduos, recomenda-se que haja uma iluminação forte.

Para tanto, conte com janelas e muita luz natural. No que tange à iluminação noturna, ela deverá ser bem colocada. Essa prática favorece a visibilidade dos elementos.

Outros cômodos da casa também merecem atenção, como a sala de estar, por exemplo; contudo, eles apresentam características parecidas, como a necessidade de uma iluminação mais baixa nos cantos. Isso ajudará a estimular a circulação de energia, bem como promover o conforto dos moradores.

Caso possa, contrate uma empresa especializada em iluminação. A empresa poderá ajudar a equilibrar a iluminação natural e artificial.

Lembre-se que, primordialmente, o ambiente deve estar limpo, pintado, livre de goteiras e lâmpadas queimadas. Além disso, as janelas deverão ser limpas e os vidros devem estar em bom estado de conservação. Ademais, o local deve haver a reprodução de cada um dos cinco elementos utilizados no Feng Shui, sejam eles: Fogo, Terra, Metal, Água e Madeira.

Benefícios do Feng Shui na iluminação

É importante indicar que o Feng Shui tem como funçaõ equilibrar todos os âmbitos da vida de um indivíduo e/ou uma família baseado em mudanças de comportamento, uso de objetos, iluminação, entre outros.

O Feng Shui é baseado em equilibrar um ambiente como um todo. Ele tem relação direta com as cores de um ambiente, a disposição dos objetos, cômodos bem decorados e nada além de determinados tipos de objetos.

De acordo com a teoria, essa mistura harmônica, bem como a iluminação, pode transformar a vida de um indivíduo para melhor.

Os efeitos do equilíbrio podem ser observados em diversos sentidos, bem como:

– Harmonizar os relacionamentos;

– Recuperar e estabilizar a saúde física;

– Prevenir de brigas e/ou discussões;

– Propiciar o surgimento de novas oportunidades; e

– Aumentar os ganhos financeiros.

Uma vez que as recomendações sugeridas acima são colocadas em prática, os efeitos podem ser notados rapidamente.

Aplicar Feng Shui no apartamento

Iniciando-se o estudo do Feng Shui voltado para iluminação de apartamentos, o correto seria começar pela área exterior. Ainda que essa checagem seja fundamental, é importante ter cuidado, visto que é preciso uma autorização para estudar as áreas externas.

Em apartamentos, geralmente abrimos a porta para uma área fechada e sem luz natural. Portanto, não temos energia Yang. Isso pode ser resolvido se colocarmos luz artificial e espelhos para dar amplitude e cores quentes ou claras.

É sabido que, em uma casa, a energia Yang adentra pelas janelas e varandas através da claridade e circulação do ar. Em apartamentos, o mesmo acontece e ainda são acrescidos os possíveis terraços que, quando existem, plantas e flores podem ser colocadas, tal como um jardim suspenso. No caso de um terraço gourmet, ainda pode ser aproveitado com a família e amigos.

A predição das cores da tinta ou do papel de parede são fundamentais. É preciso ter cuidado para não esgotar a energia e escassear a sensação de amplidão, sobretudo se for para o quarto. Nessa perspectiva, o estilo dos móveis e da decoração também requer cuidado. No quarto, podemos ser mais livres em relação às escolhas, fora o fato de que os objetos devem estar conforme a personalidade do indivíduo.